Como a maioria das pessoas sabe, participei ativamente do Catolicismo até pouco tempo atrás. Hoje frequento missas com intuito de mais um aprendizado. Também, para as coisas neste tópico façam mais sentido, vale apena lembrar que dentro da igreja existe uma hierarquia eclesial, aonde nela o bispo é superior ao padre (o que contradiz todo o conceito de “comunidade” apresentando nas igrejas, nos evangelhos e na vivencia dos primeiros cristãos, mas não é para isto que estou escrevendo este tópico).
Participei boa parte da minha vida em uma comunidade na periferia da cidade que moro. Durante bom tempo, tivemos um pároco (padre da comunidade) muito bom, um exemplo na região. De tempos em tempos, o bispo deve trocar os padres de sua paróquia, afinal, eles realizam um juramento de servidão, não sendo interessante criar vinculo alem do religioso em uma região. Desta forma, tal pároco saiu da nossa paróquia e assumiu um novo padre.
Este padre novo administrou a comunidade de uma forma contestada por muitos. Na minha humilde opinião (mas como estava dentro de uma comunidade, deveria ter o mesmo peso de todas as opiniões, inclusive a do bispo) pecou em alguns detalhes administrativos (mas novamente não estamos aqui para isto). Como em todos os lugares, se uma parcela não está gostando de algo, a mesma se manifesta. Desta forma, foram feitos abaixo assinados e manifestações formais ao alto clero (quem está acima do padre) da região, sem sucesso.
Toda esta historinha contei somente para esta imagem fazer mais sentido.
Esta é uma prestação de contas da comunidade de um determinado mês. Tal prestação deve ser realizada mensalmente e fixada no mural na entrada da igreja. Contudo, todos os meses são observados um prejuízo desta magnitude. Uma igreja não deve ter lucro, mas não existe no mundo uma organização que se sustente existindo um real prejuízo constante desta forma que observamos. Posso afirmar com toda a certeza que isto é um caso extremamente pontual na igreja. Se realmente isto fosse verdade, o alto clero da região se importaria com isto (afinal, a comunidade tem que se sustentar sozinha para poder ter fundos e condições de levar seus ensinamentos para as pessoas). Aí, restam a nossa duvida e os pensamentos pairando no ar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário